Ajuda para leigo

(Guilherme) #1

Olá, pessoal!

Não sou da área, vi o fórum num post do twitter. Estou estudando para um concurso onde cairá um basicão dessa matéria.

Eu gostaria de ajuda num resumo bem objetivo sobre o tema. Quais as técnicas, os passos etc. Eu sei o grosso, mas tenho dificuldade em juntar todo o conceito numa visão macro.

Se tiver um pdf bom para isso, e puderem me indicar.

Caso meus projetos deem certo, espero investir nessa área juntamente com bigdata etc, mas isso seria pra médio a longo prazo.

Obrigado, perdão pela ‘noobice’, agradeço!!

(Christian S. Perone) #2

Oi @Guilherme1, toda pergunta é válida ! Estou assumindo que por matéria você está falando de Machine Learning. A área é bem grande, portanto se você está começando, eu recomendaria fazer o curso do Andrew Ng que é o curso mais recomendado pra quem está na parte introdutória. Como a área é bem grande, eu focaria nos tópicos que o concurso descreve (se houver hehe). Agora, se você está com pressa, pode ler as notas do curso também (como estas, mas existem outras). O ideal no meu ver, pro teu caso, seria realmente focar nos tópicos que o concurso exige, caso contrário você pode perder muito tempo antes da prova, e depois da prova se aprofundar mais. No fim tudo depende do tempo que você vai ter para dedicar.
Espero ter ajudado, caso tenha alguma dúvida específica sobre algum tópico durante os estudos não deixe de postar no fórum. Boa sorte !

(Guilherme) #3

Opa, valeu pela ajuda.

Então, é bem básico, o que seria:

• Técnicas e uma aplicação objetiva (classificação, agrupamento etc)
  • saber distinguir supervisionada de não supervisionada
  • coleta de dados
  • Principais algoritmos

Uma lista só com o nome já seria excelente. Acredito que pra quem é da área isso é o mais bobo pra se saber.

Gosto muito da área e pretendo investir nela futuramente. Por ora essa será minha participação, mas vou planejar direito pra adentrar mais nisso.

PS: o link que vc me mandou já ajuda bastante. Obrigado.

(Manoel Brasil Orlandi) #4

Oi Guilherme, tudo bem? Também estou começando em Machine Learning/AI. Li várias com dicas de como começar e peguei recomendações com profissionais. Separei todo material relevante (cursos, livros, quem seguir no twitter, comunidades) e coloquei nesse trello: https://trello.com/b/My3CpU6p/material-de-estudo-ai-ml

espero que te ajude.

(Guilherme) #5

Muito obrigado!!!

Vou dar uma olhada e capturar o que é necessário pro momento. Vlw!