Clusterização do domínio de projetos de software livre

(Felipe Fronchetti) #1

Olá pessoal, tudo certo?

Sou da Engenharia de Software e estou com um problema que acredito poder ser resolvido com NLP.
Nós temos um dataset com ~450 projetos de software livre. Estes projetos contém uma diversidade de informações, incluindo, em especial, a descrição de cada um deles.

Eu gostaria de fazer algo como a clusterização destas descrições por similaridade, pois acredito que descrições similares podem pertencer a um mesmo domínio de aplicação.

No momento nós estamos fazendo o registro do domínio de aplicação de cada projeto manualmente. Por exemplo:
Nós abrimos um projeto, analisamos qualitativamente a descrição do projeto (e até o website as vezes), e classificamos ele como um software de aplicação, de sistema, como uma biblioteca, framework, etc.

Eu estou começando em NLP e preciso de algumas dicas de como fazer isso.
Clusterização é o caminho correto? É possível agrupar projetos pela similaridade de suas descrições? Como vocês fariam para atribuir automaticamente o domínio de aplicação de um projeto, com base na descrição?

Agradeço desde já a contribuição de todos.

(Christian S. Perone) #2

Oi @fronchetti, se você quer usar clustering para visualização apenas ou para entender melhor os dados, eu faria uma baseline bem simples:

1. Criaria embeddings das descrições dos projetos usando algum embedding de sentença (InferSent, Word2Vec bow, etc). Se forem descrições em inglês, fica tudo mais fácil porque já tem bastante modelo pré-treinado, então dependendo da língua você vai provavelmente escolher a técnica que fica mais prático;
  2. Rodaria um t-SNE para visualizar se existe uma formação de clusters nesse espaço dos embeddings dos projetos;
  3. Rodaria um clustering simples como k-means ou spectral;