Geração de texto a partir de RDF

(Abelardo Vieira Mota) #1

Me chamo Abelardo e comecei em 2018 o mestrado em Ciência da Computação na UFC, pesquisando sobre geração de texto, Natural Language Generation(NLG), a partir de bases RDF, Semantic Web(SW).

Natural Language Generation é um ramo de Natural Language Processing que engloba o estudo de geração automatizada de textos(informação linguística) a partir de informações não linguísticas, como tabelas e imagens. Como exemplos de uso há:

Já Semantic Web é uma área de pesquisa que engloba o estudo de meios para tornar o conteúdo da web mais semântico para que computadores possam processá-los e extrair informações.

Como referência sobre NLG comecei pelo survey Survey of the State of the Art in Natural Language Generation: Core tasks, applications and evaluation
Como referência sobre Web Semantic vi o Semantic Web: Concepts, Technologies and Applications

Atualmente estou estudando a competição WebNLG cuja task consiste em gerar textos a partir de conjuntos de triplas RDF(tuplas <Sujeito, Predicado, Objeto>). Meu objetivo é utilizar essa competição como guia para os estudos sobre NLG com SW. Mantenho um repositório no github com os datasets da competição, artigos sobre a competição, códigos para leitura deles, algumas análises e modelos.

Qualquer sugestão ou discussão é muito bem vinda!

(Christian S. Perone) #2

Muito bom o projeto cara. Uma curiosidade, como que eles avaliam na competição a qualidade do texto gerado ? Por coincidência eu vi uma palestra bem legal da Microsoft em um meetup aqui só sobre essa parte de avaliação de NLG, não tem o vídeo da palestra mas tem os slides se tu tiver interesse.

(Abelardo Vieira Mota) #3

@christian.perone Vou copiar o trecho da descrição da competição que trata de avaliação(http://webnlg.loria.fr/pages/challenge.html):